• Encontro com Catarina João Silva: European Youth Parliament (3º período): 16 abril

• Comemoração do Dia da Europa (9 de maio)

• Visita guiada ao Palácio de S. Bento e assistência a sessão plenária no dia 06 de junho de 2018

• Comemoração do dia Europeu das Línguas (26 de setembro)

• Concurso de logotipos Clube Europeu - 5ºD

• Semana do cinema Europeu

• Encontro com a deputada Helga Correia (29 de abril)

• Comemoração do Dia da Europa (9 de maio)

• Viagem a Santiago de Compostela (7 de junho)

Um dia diferente

Ontem, dia 16 de abril de 2018, uma estudante universitária, Catarina Silva, proporcionou à nossa turma, 5º A, e a alguns professores da escola uma “aula diferente”.

Deu-nos algumas informações sobre o Parlamento Europeu de Jovens (PEJ).

Referiu que o PEJ é um parlamento que junta jovens de várias nacionalidades a fim de debaterem assuntos que preocupam a sociedade, como um parlamento a sério.

Aproveitou também para nos dizer por onde tinha viajado e os vários papéis que já desempenhou no parlamento de jovens.

Eu gostei bastante desta aula, porque me abriu novos horizontes e tornou-me mais culto.

Em forma de agradecimento, oferecemos-lhe um ramo de flores e umas breves palavras.

Vasco M., 5º A, Nº 22

No dia 9 de maio, celebramos o Dia da Europa. Nesse dia, foram dinamizadas, na nossa Escola, várias atividades para que os alunos se lembrassem do quão importante é a aliança entre vários países da União Europeia. Foi, também, um dia especial para a nossa turma, 5º A, uma vez que estamos envolvidos, desde o início do ano, no projeto “Clube Europeu”.

No átrio da Escola, participamos num jogo com as bandeiras dos países da União Europeia. Na biblioteca, estavam expostos os nossos trabalhos, que foram realizados ao longo do ano, sobre as características desses mesmos países. Ainda na biblioteca, os alunos puderam testar a sua cultura europeia, realizando questionários.

Da parte da tarde, num auditório da Escola, foi exibido um filme europeu, “Astérix e Obélix”.

Durante o dia, passou, várias vezes, o Hino da Alegria, um dos símbolos da União Europeia.

Correspondeu às nossas espectativas, sentimos bastante orgulho, tendo em conta o nosso empenho e dedicação, dos professores envolvidos e da recetividade e adesão de toda a comunidade educativa.

Texto coletivo, 5º A

2017-2018

A visita de estudo a Lisboa

No passado dia seis de junho, realizámos uma visita de estudo a Lisboa. Foi a nossa turma (5ºA), o 5ºB e algumas alunas do 6ºH. Fomos acompanhados por alguns docentes, como as professoras Paula Silva e Teresa Resende, responsáveis pelo projeto “Clube Europeu”.

Visitámos a Torre de Belém e passámos pelo Padrão dos Descobrimentos. Com a ajuda dos nossos professores, pudemos recordar a importância e a simbologia destes monumentos.

Da parte da tarde, fomos ao Palácio de S. Bento, que se situa na freguesia da Estrela, encontrando-se, nas traseiras do edifício, a Residência Oficial do Primeiro Ministro. Assistimos, na Assembleia da República, à sessão plenária agendada para esse dia. No Palácio, visitámos a biblioteca, o Salão Nobre, a sala dos Passos Perdidos, a Escadaria Nobre e “fomos deputados” na sala do Senado. Também tirámos fotografias com o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Esta visita, para além de nos ter enriquecido culturalmente, foi o culminar de todo o trabalho desenvolvido no projeto. Sentimos um orgulho particular de termos cumprido esta missão.

Texto coletivo, 5º A

2018-2019

Encontro com a deputada Helga Correia

No dia 29 de abril, a deputada oliveirense Helga Correia, eleita pelo círculo eleitoral de Aveiro nas listas do partido Social Democrata, esteve presente na nossa escola, a convite do Clube Europeu.

Previamente, os alunos prepararam questões a colocar e pesquisaram informações sobre a sua biografia e percurso político.

Luana Valente do 6º A, iniciou a sessão com a apresentação um powerpoint com um trabalho realizado pelo aluno Gonçalo Pinto do 6º D. Seguidamente, os alunos fizeram perguntas sobre a carreia política da deputada, o funcionamento da Assembleia da República, a importância do voto dos cidadãos e o papel da escola no desenvolvimento da cidadania.

O encontro foi muito interessante e contribuiu para novas aprendizagens.

Texto coletivo, 6ºA

No dia 07 de junho, os alunos que participaram no projeto do Clube Europeu usufruiram de uma viagem a Santiago de Compostela, Espanha. A partida foi marcada para as 6:45 horas, de autocarro, com destino à Galiza. Por volta das 12 horas iniciou-se a visita ao Museo do Pobo Galego, que apresenta exposições sobre a forma de vida dos galegos ao longo da História.

Como estava a chover, os alunos e professores almoçaram junto à entrada do Museu de   Arte Moderna, pois era o único local coberto.

Depois de almoço, os alunos passearam pelo casco antigo da cidade e compraram lembranças. De seguida, procedeu-se à visita da Catedral de Santiago, que está a ser restaurada. O exterior está bem conservado, mas no interior só se pode ver o túmulo do apóstolo, pois o restante está em trabalhos de restauro.

No entanto, ainda pudemos ver o famoso botafumeiro de incenso que nos pareceu enorme.

Todos gostaram da visita!

Texto coletivo, 6ºA

2019-2020

No passado dia 16 de fevereiro, alunos do Clube Europeu e as professoras Teresa Resende, Ana Gomes e Paula Alexandra Silva viajaram até Bruxelas, no âmbito do projeto que dinamizam.

Os Eurodeputados do Bloco de Esquerda, Marisa Matias e José Gusmão proporcionaram esta visita durante três dias. O principal objetivo era conhecer o Parlamento Europeu e a sua dinâmica de trabalho, o que se concretizou no último dia da visita. Os alunos puderam ainda conhecer a cidade do chocolate, waffles e da Banda Desenhada. Experimentaram também a gastronomia local num jantar-convívio com os referidos Eurodeputados, que se mostraram sempre atenciosos e disponíveis.

Com este projeto os alunos adquiriram mais conhecimentos sobre a Europa e os seus diferentes estilos de vida, perceberam que ainda há muita coisa a melhorar no “velho continente” e quem sabe não serão eles a concretizar também esta mudança. A viagem foi, com toda a certeza, para estes jovens, o despertar para o gosto que é viajar.