Alterações Climáticas -
Um desafio para a Europa
As alterações climáticas representam um dos maiores desafios para o futuro do nosso mundo. Os pequenos passos que damos hoje podem ajudar a partilhar o futuro do nosso planeta.
O início do fim
10 anos para agir
A ação do homem
Semana pelo clima (s)em alteração
MUDANÇAS DE ATITUDE
Gonçalo Azevedo, 5ºA
PEQUENAS ATITUDES DO NOSSO DIA A DIA PODEM TRANSFORMAR O MUNDO!
Benedita Lima, 6º D
Semana pelo Clima (S)Em Alteração: Alunos do 2º ciclo do Agrupamento de Escolas Soares de Basto, em Oliveira de Azeméis, participaram em sessões de informação e sensibilização sobre alterações climáticas, tema do Clube Europeu este ano letivo.
NOTÍCIA
No dia 20 de maio, as turmas A, D, F e G do 5º ano e B, C, D, E e F do 6º ano do Agrupamento de Escolas Soares Basto, em Oliveira de Azeméis, participaram no evento da Semana pelo Clima SEm Alteração, no âmbito do Plano de Educação Ambiental para a Sustentabilidade 2019/2020 (PEAS 2019/2020) do Município de Oliveira de Azeméis, em parceria com o Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.
Através de videoconferência, em virtude da crise epidemiológica que vivemos, e não em regime presencial, como agendado inicialmente, a Dr.ª Vera Rodrigues da referida universidade conseguiu, ao longo do dia, em quatro sessões, informar e sensibilizar os alunos participantes para a temática das alterações climáticas, tendo ainda os alunos tido a oportunidade de colocar questões no final das sessões. As sessões contaram também com a eng.ª Cláudia Azevedo do Município de Oliveira de Azeméis.
Indubitavelmente foi cumprido o objetivo de despertar a atenção da maioria das crianças participantes para a atual problemática das atitudes do Homem e das suas consequências para o planeta. Este evento contribuiu assim para mais e melhor informação na construção de um mundo melhor e mais responsável.
Sir David Attenborough considera que a Covid-19 não é o pior mal que a humanidade terá que enfrentar nos próximos tempos. Perto de completar 94 anos de idade, o naturalista britânico está mais preocupado com os efeitos das alterações climáticas. É que o vírus “vai morrer amanhã”, mas a “urgência” climática vai ter efeitos nas próximas gerações.
Estas declarações foram feitas no âmbito do seu mais recente documentário, “David Attenborough: A Life On Our Planet”, cuja estreia estava prevista para Abril, mas que foi adiada para o fim do ano devido à pandemia de Covid-19.
Confrontado com o coronavírus que está a propagar-se por todo o planeta e a infectar e matar milhares de pessoas, o naturalista desvaloriza a situação. “Penso que nos ocuparemos dele perfeitamente”, salienta Sir David Attenborough. “Não penso que possamos desenhar uma grande lição moral sobre a forma como tratamos tão mal a natureza e como ela está a responder. Faz, simplesmente, parte da vida“, analisa o naturalista.
O que preocupa realmente Attenborough são os efeitos das alterações climáticas, por culpa das acções humanas no planeta, que vão ter consequências para as próximas gerações. “Estamos a falar dos meus netos a morrerem”, lamenta.